sábado, 5 de janeiro de 2013

Primeiro do ano: "Onde os Homens Conquistam a Glória"



Como fã declarada de Jon Krakauer, "Onde os Homens Conquistam a Glória" é o quarto livro dele que leio. Mais uma biografia fantástica sobre um homem que abriu mão de fama, uma carreira de sucesso e bens materiais para lutar por um ideal.

Pat Tillman foi um promissor strong safety do Arizona Cardinals por quatro anos. Aluno exemplar, casado com sua namorada de adolescência, Pat viu sua concepção do mundo mudar depois dos ataques terroristas de 11 de setembro: abalado com a tragédia alistou-se no Exército e, com sua equipe de Rangers, combateu no Iraque e Afeganistão. O final trágico dessa história aconteceu menos de dois anos após sua decisão. Pat morreu durante uma emboscada e o governo americano tomou partido desse fato para torná-lo um exemplo de patriotismo, o herói da nação. O plano era perfeito, até a verdade vir à tona: Pat fora vítima de fogo amigo.

Outra vez, Krakauer foi a fundo e mostrou que o início da guerra americana no Afeganistão é muito mais antigo do que as pessoas imaginam e como muitas vidas são perdidas em prol dos interesses políticos. Tillman foi só uma das vítimas dos centenas de casos de fratricídio ocultados pelos Estados Unidos.

Uma leitura que te prende do começo ao fim, fundindo os acontecimentos da vida de Pat com os fatos que desencadearam a guerra, que ainda não teve seu desfecho. Um livro perfeito para quem quer saber mais sobre essa mancha na história americana.

0 comentários:

Postar um comentário