Você precisa saber que Machado de Assis nasceu no Morro do Livramento, RJ de uma família pobre, estudou em escolas públicas e nunca frenquentou uma universidade.
Machado não teve educação formal e teria trabalhado desde criança, como vendedor de balas e doces feitos por sua madrasta. Provavalmente aprendeu a falar e escrever francês com um padeiro. Em 1856, quando tinha 17 anos, tornou-se tipografo na Imprensa Nacional.
Machado era apaixonado por xadrez. O alemão Arthur Shopenhauer era um dos filósofos favoritos dele. Opositor do racionalismo predominante no pensamento alemão, ele influenciou Nietzche.
Em 29 de setembro de 1908, às 3h20, Machado morre em sua casa na rua Cosme Velho. Apesar de o escritor ser mulato, seu atestado de óbito diz que sua cor é branca. O autor escreveu mais de 600 crônicas ao longo de 40 anos. Desde os 21 anos ele já escrevia peças de teatros e era crítico teatral.
Apesar de não haver números, Machado era considerado um best-seller em vida; o escritor aparecia em caricaturas nas revistas populares e em capas de revistas.
Machado de Assis esteve presente à festa comemorativa do aniversário da Constituição da República, em 24 de fevereiro de 1897. Não se sabe quantos livros Machado de Assis guardava em sua biblioteca. Em 1936, a herdeira do acervo, Laura Leitão de Carvalho, doou os remanescentes, 647 volumes, para a ABL.
Fonte: Folha de SP.
0 comentários:
Postar um comentário