domingo, 10 de março de 2013

Resenha: Trilogia Millenium

Por onde começar? Não tinha como falar de um só dos livros de Stieg Larsson, então terminei a trilogia Millenium para fazer a resenha.

Há muito não lia uma história de suspense tão boa e bem construída!



O primeiro volume, "Os Homens que Não Amavam as Mulheres"(o melhor na minha opinião), apresenta os personagens principais numa trama instigante. Tudo começa com Mikael Blomkvist, jornalista investigativo e sócio da Editora Millenium: de personalidade forte e uma agitada vida amorosa, seu perfil é traçado neste livro. O grande trunfo é Lisbeth Salander: uma jovem hacker, com um passado obscuro que aparece para ajudar Blomkvist a salvar sua carreira e resolver um mistério que dura mais de 3 décadas em uma ilha afastada de Estocolmo, na Suécia.
Uma história intrigante, onde os personagem passam por problemas que a sociedade atual enfrenta: corrupção, jogo de poder e violência. É o tipo de leitura que te prende do início ao fim.

No seguno livro, "A Menina que Brincava com Fogo", percebemos o quão complexa é a personagem de Lisbeth. Toda sua personalidade é moldada por acontecimentos do passado, que são expostos no decorrer dessa história. Não consigo pensar em qualquer outro personagem da literatura que seja tão bem trabalhado psicológicamente. Neste ponto, Mikael e Lisbeth deparam-se com conflitos políticos, crimes contra o Estado, tráfico de mulheres e drogas. Novamente, mais um mergulho nos problemas comuns a muitos países. O final do livro é surpreendente e deixa no ar muitas questões.

O volume final, "A Rainha do Castelo de Ar", retoma a história de onde o anterior terminou. Temos o desfecho de vários mistérios e as vidas de Blomkvist e Salander retomando seus caminhos. Personagens tão diferentes, mas essenciais um ao outro.

Não vejo como falar dos três livros sem "entregar" toda a trama. Por isso tenho que ser superficial.
Stieg Larsson reuniu em quase 2.000 páginas um thriller como não vemos há muito tempo.

Basta dizer que Larsson foi um jornalista brilhante e ativista político engajado na Suécia. Todas as suas matérias e pesquisas sobre os diversos problemas de seu país estão refletidos na trilogia, principalmente os casos de agressão e tráfico de mulheres.

Uma fatalidade: o escritor morreu em 2004, um ano antes de ter sua primeira obra publicada.

Trilogia Millenium: recomendo...e muito! =)

Um comentário:

  1. Muito boa resenha, realmente os livros são ótimos!
    eu li já tem um tempo e achei muito diferente.

    http://cartapacias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir