Também foi político engajado e, após um golpe de estado, exilou-se por mais de 15 anos na ilha de Guernsey, de onde surgiu sua inspiração para o livro "Os Trabalhadores do Mar" e o épico "Os Miseráveis", que retrata a vida do condenado Jean Valjean, passada entre a grande Batalha de Waterloo e os motins de junho de 1832. Uma curiosidade sobre esta obra: lançada em 03/04/1862 simultaneamente em 8 países, incluindo o Brasil, teve sua primeira leva de 7 mil exemplares vendidos em Paris em apenas 24 horas.
Mas seu personagem mais célebre é Quasímodo, do romance O Corcunda de Notre-Dame, publicado em 1831 e adaptado para o cinema diversas vezes.
Victor Hugo morre em 1886. Seu funeral é realizado sob o Arco do Triunfo, com aproximadamente 1 milhão de franceses prestando suas últimas homenagens ao escritor. As prostitutas de Paris declararam luto, um sinal de sua vida amorosa conturbada, marcada por casos e decepções. O Panteão dos Heróis da França foi reaberto para receber seus restos mortais.
0 comentários:
Postar um comentário